IB – International Baccalaureate
Coree, a escola IB Continuum!
O IB - International Baccalaureate é líder global em educação internacional - desenvolvendo jovens curiosos, conhecedores, confiantes e atenciosos que são motivados para ter sucesso. Nossos programas capacitam os estudantes a se apropriarem de seu próprio aprendizado e ajudá-los a desenvolver habilidades prontas para o futuro para fazer a diferença e prosperar em um mundo que muda rapidamente.
Em nossa jornada como uma IB World School, a Coree International School é a única escola de Santa Catarina certificada IB Continuum, fazendo parte de um seleto grupo de 10 escolas no Brasil que oferecem o Primary Years Programme (PYP), Middle Years Programme (MYP) e o Diploma Programme (DP).
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I (Early Years ao Grade 5), nossas crianças participam do Primary Years Programme (PYP), que estabelece as bases para um aprendizado reflexivo e colaborativo, apoiado na investigação transdisciplinar. No Ensino Fundamental II (Grade 6 ao Grade 9), o Middle Years Programme (MYP) aprofunda a compreensão interdisciplinar dos estudantes. Finalmente, no Ensino Médio (Grade 9 ao Grade 12) os estudantes têm a oportunidade de se destacar no Diploma Programme (DP), preparando-os para o sucesso em ambientes acadêmicos e profissionais globais.
Processo Pedagógico do IB
A investigação é a abordagem pedagógica central dos programas IB. Essa abordagem fomenta a exploração, o questionamento e a aplicação prática do conhecimento, nutrindo a curiosidade e promovendo um aprendizado significativo e contextualizado.
Colocamos os estudantes no centro dessa jornada investigativa. Eles se tornam agentes de seu aprendizado, guiados pela própria iniciativa, interesses e um forte senso de identidade. Em um ambiente colaborativo, com professores e colegas, constroem entendimentos mais profundos de forma conjunta.
Ao investigarem suas curiosidades, os estudantes da Coree International School são incentivados a questionar, refletir e agir, aplicando seus conhecimentos de forma inovadora. Nosso objetivo é capacitar os estudantes a serem membros ativos e conscientes em suas comunidades e no mundo.
A Mentalidade Internacional
Os programas do International Baccalaureate (IB) têm como objetivo desenvolver pessoas com uma mentalidade internacional. Esta visão se concentra em formar indivíduos responsáveis e capacitados para contribuir para um mundo mais pacífico e sustentável.
Um pilar fundamental dessa abordagem é o respeito e a valorização da diversidade, considerando-a uma oportunidade essencial para crescimento e aprendizado. Incentivamos os estudantes a refletir sobre diferentes perspectivas, culturas e identidades, ampliando sua compreensão do mundo.
Além disso, o multilinguismo é crucial na formação de estudantes com mentalidade internacional. A habilidade de se comunicar em várias línguas facilita o entendimento e a conexão com diferentes culturas e realidades. Isso prepara os estudantes para se engajarem de maneira responsável e ativa em questões locais e globais, fortalecendo suas competências para atuar em um contexto internacional.
O perfil do estudante IB
O perfil do estudante do International Baccalaureate® (IB) propõe uma ampla gama de capacidades e responsabilidades humanas que vão além do sucesso acadêmico.
Ele implica um compromisso em auxiliar todos os membros da comunidade escolar a aprenderem a respeitar a si mesmos, aos outros e ao mundo ao seu redor.
Cada um dos programas do IB - PYP, MYP e DP - estão empenhados no desenvolvimento dos estudantes conforme o perfil IB.
O perfil visa desenvolver aprendizes que são:
Primary Years Programme (PYP)
Para estudante do Early Years ao Grade 5
(Infantil ao Ensino Fundamental I)
O PYP, programa do IB para estudantes do Early Years ao Grade 5, é uma jornada educacional transdisciplinar e orientada por conceitos. Ele ultrapassa as barreiras tradicionais entre disciplinas, fomentando uma compreensão holística e significativa do mundo. Através do pensamento crítico, os estudantes aplicam e compartilham seus conhecimentos e compreensões, interagindo ativamente com colegas, professores e a comunidade.
O programa é estruturado em torno de Unidades de Investigação que abrangem temas transdisciplinares essenciais, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver atributos, habilidades, conhecimentos e entendimentos conceituais. Esses temas incluem:
Quem Somos
Exploramos a essência do ser humano, incluindo crenças, valores, saúde em suas múltiplas dimensões, e a complexidade dos relacionamentos humanos. Abordamos direitos e responsabilidades, refletindo sobre o que constitui nossa humanidade.
Onde Estamos no
Espaço e no Tempo
Investigamos a nossa localização no espaço e no tempo, abrangendo histórias pessoais, moradias, viagens, descobertas e migrações. Examinamos as interconexões e influências recíprocas entre indivíduos e civilizações, tanto em contextos locais quanto globais.
Como nos Expressamos
Estudamos como expressamos nossas ideias, sentimentos, crenças e valores. Refletimos sobre a natureza e cultura, explorando e estendendo nossa criatividade e apreciação estética.
Como o Mundo Funciona
Exploramos o mundo natural e suas leis, a interação entre os ambientes físicos, biológicos e as sociedades humanas. Analisamos como utilizamos princípios científicos e o impacto dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e no meio ambiente.
Como nos Organizamos
Examinamos a interconectividade dos sistemas e comunidades criados pelo ser humano, a estrutura e função das organizações, a tomada de decisão social e o impacto das atividades econômicas na humanidade e no meio ambiente.
Compartilhando o Planeta
Refletimos sobre direitos e responsabilidades no uso de recursos finitos, as relações dentro e entre comunidades, a busca por oportunidades iguais, a paz e a resolução de conflitos.
Middle Years Programme (MYP)
Para estudantes do Ensino Fundamental II
(Grade 6 ao Grade 9)
O MYP foca no desenvolvimento de estudantes reflexivos e ativos, encorajando-os a estabelecer conexões práticas entre os estudos e o mundo real. Este programa prepara os estudantes para sucesso futuro, tanto em estudos adicionais quanto na vida cotidiana, promovendo uma mentalidade internacional e a empatia.
O programa incentiva a investigação de questões e ideias relevantes em âmbitos local, nacional e global, formando jovens pensadores criativos, críticos e reflexivos. Com uma abordagem interdisciplinar, conceitual e baseada em indagação, o MYP fortalece a compreensão de como os estudantes aprendem.
Os estudantes do MYP desenvolvem conhecimentos e entendimentos conceituais em diversas disciplinas, integrando-os em contextos globais, como identidades e relações, expressão pessoal e cultural, orientações no espaço e tempo, inovação científica e técnica, equidade e desenvolvimento, globalização e sustentabilidade.
O MYP abrange oito áreas de conhecimento, incluindo aquisição de línguas, literatura, ciências humanas, ciências, matemática, artes, educação física e saúde, e design, promovendo uma compreensão interdisciplinar.
A estrutura curricular do MYP incorpora:
> Abordagens à Aprendizagem (Approaches to Learning - ATL): Desenvolve habilidades de pesquisa, pensamento crítico e criativo, comunicação, colaboração e autogestão.
> Conceitos-chave e relacionados: Encoraja a exploração de grandes ideias relevantes.
> Contextos globais: Realça a importância do estudo para a compreensão da humanidade comum e a responsabilidade compartilhada pelo planeta.
O programa culmina em um projeto significativo, o Personal Project, onde os estudantes trabalham de forma independente sob supervisão de um professor ou membro da comunidade, consolidando aprendizados e refletindo sobre os resultados.
Diploma Programme (DP)
Para Estudantes do Ensino Médio
(Grade 10 ao Grade 12)
O Diploma Programme do IB é um currículo desafiador e equilibrado que promove o desenvolvimento intelectual, pessoal e emocional dos estudantes. Com uma combinação de profundidade e amplitude de conhecimentos, o programa enfatiza o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e ético, e inclui o estudo de pelo menos duas línguas.
Os estudantes são avaliados em seis disciplinas, escolhendo três para estudar em nível médio (Standard Level) e três em nível avançado (Higher Level), com opções variadas em cada uma das seis áreas de conhecimento:
-
“Studies in Language and Literature”
-
Language Acquisition
-
Individuals and Societies
-
Sciences
-
Mathematics
-
Arts
Além das disciplinas, o DP Core é mandatório e inclui "Theory of Knowledge" (Teoria do Conhecimento), "Creativity, Activity, and Service" (Criatividade, Atividade e Serviço) e "Extended Essay" (Monografia). O DP Core estimula o pensamento crítico sobre a natureza do conhecimento, a realização de pesquisas individuais e a liderança de projetos de serviço à comunidade.
O DP prepara os estudantes para excelência acadêmica, oferecendo uma educação abrangente que explora a natureza do conhecimento e encoraja uma abordagem individualizada ao aprendizado. As escolhas de disciplinas permitem que cada estudante desenvolva um currículo diversificado e personalizado, atendendo às suas preferências e objetivos acadêmicos.